Curso de Aprofundamento e Formação

no Hatha Yoga da Natha Sampradaya

Este é um curso profissionalizante destinado a diversos tipos de pessoas:

 - Leigos que querem obter formação profissional em yoga;

 - Professores de yoga em busca do conhecimento direto das raízes da tradição;

 - Praticantes e amantes do yoga em busca de aprofundamento pessoal.

CONTEÚDO DOS MÓDULOS

O Yoga segundo a Tradição

O que é o Yoga? Por que Yoga significa "desunião"? Segundo os sadhus, o que algo precisa para ser chamado de Yoga? Qual é a verdadeira história do Yoga? Qual a diferença entre Yoga e Hinduísmo? O hinduísmo é uma religião? O Yoga é uma religião? O Yoga e a vida na sociedade moderna. Posso ser cristão e praticar Yoga?


Hatha Yoga e Tantra

Qual é a diferença entre Yoga e Hathayoga? Por que todo Yoga que usa postura veio do Hathayoga? O que é o Tantra? Qual a diferença entre Tantra e Vedanta? Por que o Hathayoga não pode ser ensinado com o Vedanta? Bhutajay e Vayujay. Existe "massagem tântrica" ou "sexo tântrico"? Shiva e Shakti não é feminino e masculino. Quais são as escrituras tradicionais do Tantra e quais as do Hathayoga?

A Natha Sampradaya

Módulo sobre a Natha Sampradaya, a Índia, a vida e prática dos yogis, sadhus e o Yoga em seu contexto original apontando suas diferenças culturais, religiosas e contextuais com o ocidente.

Sthula Sharira Vigyana

A visão dos yogis sobre o corpo físico denso. Doshas. Shukralartav. Dhatus. Ojas (agniatmaka e somaatmaka). Tejas. Pancha Maha Bhutas. Shatkarma. Conceitos básicos e introdução ao Ayurveda.

Revisão A
Uma revisão de todo o ensino dos seguintes módulos: Yoga, Hatha Yoga, Tantra, Natha Sampradaya e Sthula Sharira Vigyana.

Asana Vigyana

O que são as posturas (asanas), como funcionam e pra quê servem? Qual é a diferença entre um asana e um karanamudra? O que é Sukshma Vyayama? O que é necessário para um Asana ser um Asana? Sukha, ardha e purna. A variação regional dos nomes. Pranabandha. Stambha. A importância de dhridasthira. O que é Kayasthairyam? Sukshma Vyayama (posturas preparatórias para o Hatha Yoga).

Brinde: As sadhanas formais dos 84 asanas.

 

Prana Vigyana

O conhecimento sobre o Prana. O que é o Prana nas escrituras? Vaikhari. Surya. Soma. Os Chaturavastha. Paropasana Vigyana. Ashta Siddhis. Shodashanta. Desha, Kala e Samkhya. Os matras. Kanistha, madhyama e uttama kumbhaka. Dasamahavayus. Samantraka e amantraka. 


Pranayama Sadhana

Sahitya e Kevala. Sagarbha e Nirgarbha. Apresentação das 16 técnicas oficiais de Pranayama. Yuktaayukta Sadhana (sthanam, vidhi, bandhayukti, kala, ahara, malashodhana e abhyasa). O perigo do malangloka, pagalaloka e do jadasamadhi.

Revisão B

Uma revisão de todo o ensino dos seguintes módulos: Asana Vigyana, Prana Vigyana e Pranayama Sadhana.
 

Mudra Vigyana (Mano Mudras e Hasta Mudras)

O que é um mudra e como eles funcionam dentro do Hatha Yoga? Os 10 Mano Mudrás e os 8 Hasta Mudras. Os 3 tipos de Hasta Mudras. Panchadharana e o atravessar dos chakras. Triloka Vigyana. Bahirlakshya e Antarlakshya.

Mudra Vigyana (Karana Mudras)

Os 40 Karana Mudras Secretos (mudras com o corpo). Os 4 Bandhas. Trimudra. Sandhyabhasha (amrta, raja, bindu, etc).


Sukshma Sharira Taalika Vigyana (Anatomia Sutil), Koshas, Chakras, Nadis e Kundalini.

Anatomia Esotérica. Koshas. As Estruturas Sutis e a Alquimia Interna. O que são as nadis? Pandrahnadis. O que é a Kundalini?  Siddhis. O que são os chakras? Chakras infernais. Quais são os desafios emocionais a serem vencidos nos chakras e como superá-los no dia a dia? Como despertar os chakras? Granthis.


Sukshma Sharira Taalika Vigyana (Anatomia Sutil), Mantra, Laya, Karma e Tattwa.

Laya Yoga. Dvadashanta. Nadanusandhana. Taraka e Amanaska. Os mantras. Japa não é um tipo de mantra. Os 38 Shaiva Tattwas e os 25 Samkhya Tattwas. Os siddhis.

Didática e Sucesso Profissional

Como transmitir o conhecimento? Como ministrar uma boa aula? Trabalhando com yoga, meditação e autoconhecimento. Como iniciar um movimento? Como ter uma escola? Como ter sucesso com uma escola de yoga? Aspectos de gerenciamento de carreira. Entendendo o que as pessoas querem.

Revisão C

Uma revisão de todo o ensino dos seguintes módulos: Mudra Vigyana (Mano, Hasta e Karana Mudrás); Sukshma Sharira Taalika Vigyana (Anatomia Esotérica), Koshas, Chakras, Nadis e Kundaliní, Mantra, Laya, Karma e Tattwa; Didática e Sucesso Profissional.
 

Yoga do Autoconhecimento - Introdução ao Jñana Yoga I

Uma introdução ao Autoconhecimento dentro da filosofia do Tantra Não-dual, Siddha Siddhanta Tantra, a base filosófica de todo o Hatha Yoga.

Yoga do Autoconhecimento - Jñana Yoga II

O aprofundamento na filosofia do Tantra Não-dual, também conhecido como "O Conhecimento que Liberta do Sofrimento", o Siddha Siddhanta Tantra, a base filosófica de todo o Hatha Yoga.


Yoga do Autoconhecimento - Jñana Yoga III

Uma conclusão filosófica e prática no Siddha Siddhanta Tantra, "O Conhecimento que Liberta do Sofrimento".

Yoga do Autoconhecimento - Jñana Yoga IV

Uma investigação do nível de assimilação do aluno na matéria do Siddha Siddhanta Tantra, "O Conhecimento que Liberta do Sofrimento".

 

Meditação e o Yogasutra de Patanjali Capítulo 1 - Samadhipada

Apresentação da ciência da meditação segundo a escritura mais antiga sobre o tema, numa versão traduzida por Rajnath para o inglês e português.

 

Meditação e o Yogasutra de Patanjali Capítulo 2 - Sadhanapada

Apresentação da ciência da meditação segundo a escritura mais antiga sobre o tema, numa versão traduzida por Rajnath para o inglês e português.


Meditação e o Yogasutra de Patanjali Capítulo 3 - Vibhutipada

Apresentação da ciência da meditação segundo a escritura mais antiga sobre o tema, numa versão traduzida por Rajnath para o inglês e português.


Meditação e o Yogasutra de Patanjali Capítulo 4 - Kaivalyapada

Apresentação da ciência da meditação segundo a escritura mais antiga sobre o tema, numa versão traduzida por Rajnath para o inglês e português.

Revisão D

Uma revisão de todo o ensino dos seguintes módulos: Jñana Yoga e Yogasutra

Rajnath executando asanas

COMO FUNCIONA?

Quer aprofundar-se de verdade nos conhecimentos do Yoga?
 

Este curso é totalmente online. Os conteúdos são compartilhados num grupo do WhatsApp através de áudios, vídeos, textos e outros materiais.

 

A cada mês um novo módulo é ministrado pelo próprio Rajnath, inclusive com espaço ilimitado para perguntas sobre yoga, hathayoga, meditação e autoconhecimento — lembrando que no ambiente de aprendizado tradicional, os sadhus não permitem perguntas.

Neste curso você terá acesso a:

- O conteúdo de um módulo mensal do Curso de Formação e Aprofundamento no Hatha Yoga;

- O conteúdo dos áudios gratuitos;

- Direito de realizar qualquer pergunta sobre yoga.


Pelo próprio aplicativo o aluno pode acessar os conteúdos a qualquer momento e inclusive fazer o download dos áudios e outros materiais e escutá-los em qualquer lugar, na hora que quiser e guardá-los para sempre.

PAGAMENTOS

Os pagamentos são feitos entre o dia 1 e o dia 20 de cada mês e o conteúdo é transmitido entre o dia 20 de um mês até o dia 20 do outro mês, sem dia nem horário programado, conforme o Rajnath tem tempo na agenda.

 

Ao matricular-se, o aluno escolhe uma data fixa entre o dia 1 e o dia 20 do mês para o pagamento da mensalidade e será posto na Lista de Transmissão após o dia 20.

 

Para valores, entre no link acima em “Contato” na aba deste site e vá para nossos canais de atendimento no WhatsApp ou no Telegram.

CERTIFICADO

Cada módulo inclui a realização de uma prova. Após a aprovação nas avaliações dos 24 módulos o aluno receberá o certificado de conclusão do Curso de Formação em Yoga.

 

Fazer a prova de cada módulo é opcional. Alguns alunos preferem não fazer as provas para receber o certificado pois têm interesse apenas nos conteúdos, sem o objetivo de trabalhar com yoga.

FORMAÇÃO DE TURMAS

Conforme apresentado antes, o Curso de Formação em Yoga é composto de 24 módulos. A cada mês um novo módulo é disponibilizado para os alunos, o que faz com o que curso tenha a duração total de 2 anos.

 

O aluno pode ingressar a qualquer momento no curso, iniciando em qualquer módulo, sem prejuízo do aprendizado. Em dois anos o aluno receberá os 24 módulos.

VANTAGENS DESTE MODELO POR TELEGRAM

Nesse modelo pelo Telegram você poderá baixar os materiais, inclusive os áudios para estudar e repetir quantas vezes quiser.

 

Você também terá direito a perguntas ilimitadas sobre yoga, meditação e autoconhecimento, algo que não é possível em um curso ao vivo de formação devido ao tempo limitado para responder a um grande grupo, mas que é possível em um canal do Telegram.

Aula das posturas do Yoga

Perguntas mais frequentes

 

Preciso fazer os módulos na ordem em que estão listados aqui ou posso entrar no curso a qualquer momento iniciando em qualquer módulo?
Não. Os temas dos módulos são independentes. Deste modo, a ordem dos módulos não altera o aprendizado.


Existe o curso ao vivo?

Não. Rajnath costuma viajar com freqüência para diversos lugares do mundo, o que impossibilita encontros presenciais. Por este motivo, o formato online é a única forma de aprendizagem contínua com Rajnath.

Quais são as formas de aprendizado?

Como explicado antes, o Curso de Formação em Yoga é desenvolvido em grupo por meio de um ambiente virtual específico no Telegram. Mas é possível também ter acesso a formatos individualizados e personalizados por meio de Skype e Google Hangouts — caso tenha interesse nestes formatos, consulte-nos.

O curso fornece certificado?

Sim. A cada módulo o aluno faz uma prova escrita, que é corrigida e devolvida. Após a aprovação nas provas referentes aos 24 módulos, o aluno recebe seu certificado, o que garante que ele assimilou os conteúdos e atingiu o nível de excelência comum a todos os alunos de Rajnath.


Se o curso é online, como fica a prática de posturas?

Yoga é meditação e autoconhecimento. Por este motivo o Curso de Formação em Yoga é 95% teórico e filosófico. Porém são passadas 7 práticas com as 84 posturas tradicionais do Hatha Yoga dos nathas.

Nos módulos que tratam de asanas, sukshma vyayama e conteúdos semelhantes muitos conteúdos são enviados para orientar os alunos em suas práticas pessoais, com imagens e descrições técnicas detalhadas de asanas. Este, inclusive, é o modo tradicional de ensino, em que não existe o que no Ocidente se tornou famoso como “prática postural em grupo”.


Há alguma apostila ou material didático?

No Curso de Formação em Yoga não há materiais didáticos ou apostilas. Os ensinamentos são transmitidos diretamente por Rajnath — exatamente como no ensino tradicional oferecido pelos sadhus.

Porém, alguns materiais escritos são compartilhados, como glossários de termos técnicos, traduções de termos em sânscrito e hindi, conforme a necessidade que se apresente a cada módulo.

Além disso, os alunos são estimulados a fazer anotações e têm a possibilidade de fazer perguntas a todo momento — coisas que não existem no ambiente de aprendizado tradicional dos sadhus yogis e, portanto, constituem um diferencial do nosso curso.

Dando uma entrevista na TV

O QUE É O HATHA YOGA?

O termo “Hatha Yoga” refere-se exclusivamente a uma ciência de técnicas (asanas, pranayamas, mudrás e layás) que conduzem a mente a um profundo estado de relaxamento e alerta e que proporcionam ao indivíduo a paz do silêncio interno.

 

No Hatha Yoga não há a necessidade de seguir nenhuma religião, idolatrias ou ter crenças. Ao mesmo tempo, não há qualquer restrição relacionada à religião ou crença pessoal.

 

O Hatha Yoga foi absolutamente deturpado no Ocidente. Hoje o Hatha Yoga é entendido pela maioria dos ocidentais como uma prática de alongamento, o que o torna incapaz de conduzir ao relaxamento mental.

 

O Hatha Yoga ensinado corretamente tem como única finalidade a criação de um estado de centramento emocional por meio do que os sadhus chamam de Alquimia Emocional.

Dando uma entrevista na Rádio Mundial em São Paulo

O QUE É A ALQUIMIA EMOCIONAL?

No Hatha Yoga, as emoções são entendidas como manifestações muito mais fisiológicas do que puramente psicológicas — lembrando que a psicologia coloca ênfase nos pensamentos e a psiquiatria, nas ações químicas. Com base nisto, entende-se que um meio que atue no corpo físico sempre será mais eficiente para proporcionar paz do que um meio meramente filosófico e intelectual.

 

No Curso de Formação em Yoga são transmitidas diversas técnicas que agem quimicamente em nosso corpo e alteram as emoções sem o uso de remédios e sem efeitos colaterais nocivos. O aluno aprende a usar a mente para desenvolver a independência de fatores externos, modifica e supera padrões de autossabotagem (por meio dos samskaras) e melhora sua vida em todos os aspectos.

Ashram da Natha Sampradaya em Mundlana

Haryana - Índia

A Alquimia Emocional é parte de um conhecimento adquirido por Rajnath ao longo dos 8 anos que viveu como sadhu da Natha Sampradaya, a tradição que criou o Hatha Yoga. Nesta tradição as posturas físicas têm uma importância relativamente pequena e seu foco é o centramento emocional.

Yogi Purannath da Kashemira

MAIS SOBRE ESTE CURSO

Este curso é pautado na tradição da Natha Sampradaya, a ordem mais antiga de yogis da Índia. Desta tradição originou-se o Hatha Yoga.

 

Sem vínculos com religião, idolatria e rituais, no Curso de Formação em Yoga o conhecimento do Hatha Yoga é abordado de forma secular, com ênfase na visão técnica e filosófica profunda e distinta da mera ginástica New Age ensinada no Ocidente.

 

Embora seja um curso de aprofundamento, não há pré-requisitos e por isso é indicado para leigos que buscam formação profissional — além de amantes do yoga interessados em aprofundar seus conhecimentos e professores em busca dos ensinamentos tradicionais.

Rajnath e seu Guru

um dos 12 Reis dos Yogis

NÃO QUERO TRABALHAR COM YOGA,

ESTE CURSO É PARA MIM?

O Curso de Formação em Yoga não visa apenas a profissionalização. Ele foi elaborado para que os conhecimentos possam ser usados em diversos aspecto da vida pessoal.

 

O Curso de Formação em Yoga é especialmente útil para quem quer aprender um método eficiente para melhorar a saúde, reduzir os sofrimentos emocionais e obter um conhecimento diferenciado para sua vida — inclusive porque não há sentido em tornar-se professor sem praticar aquilo que se pretende ensinar.

Como faço para participar?

Clique no botão de atendimento abaixo, você será direcionado para um canal de atendimento no Telegram. A partir daí aguarde o atendimento e você receberá uma mensagem privada com todas as informações e tiraremos todas as suas dúvidas.

Venha aprender o Yoga assim como ele é para os yogis dos Himalayas

Copyright 2020 Rajnath, All Rights Reserved.