A Infância e adolescência

Nasci no Brasil e fui criado na cidade de Praia Grande/SP, tive uma infância bem difícil na favela do Quietude com uma mãe viciada em crack. Apesar das condições adversas do ambiente aprendi a ler muito cedo, com 3 anos de idade,  através do livro A Terceira Visão, de Lobsang Rampa. Desde então, tornei-me um um ávido leitor de livros sobre filosofia, psicologia e religiões iniciando uma inquietude pelo conhecimento que nunca mais pararia.

Por revezes da vida, tive que me mudar para Joinville, onde passei o início da adolescência e ali frequentei a Igreja Luterana, onde desenvolvi um imenso amor e admiração por Jesus Cristo.

Com 16 anos aprofundei-me no Taoísmo tendo passado por uma cerimônia de iniciação no Tao na cidade de Itajaí/SC por um mestre de Taiwan chamado Lee Kwo Kwang. Também dediquei-me ao aprofundamento nos estudos da filosofia do Advaita Vedanta com o Swami Sunder Nirav, em Santa Catarina.

Após concluir um curso de Técnico em Agricultura e Pecuária em um colégio interno da U.F.S.C (Universidade Federal de Santa Catarina) decidi dedicar totalmente minha vida à busca espiritual e aos 19 anos fui para um mosteiro zen budista, residindo por alguns meses no mosteiro Haku'unzan Zenkoji (Mosteiro das Nuvens Brancas) em Ibiraçu no Espírito Santo como um monge laico. Não encontrando ali o que buscava, morei em diversas comunidades no Brasil, como por exemplo a Frater, a primeira comunidade alternativa do Brasil em Pirenópolis/GO. Nesta mesma cidade, em um mosteiro zen budista próximo, encontrei um grande mestre chamado Ryotan Tokuda Igarashi Roshi um monge nascido em Hokkaido no Japão, onde pude aprender muito e me aprofundar cada vez mais em meus estudos.

Então aos 21 anos retornei e estabeleci residência no litoral paulista onde levei uma vida comum, trabalhando como professor de yoga e modelo fotográfico, tornando-me noivo e tendo as desilusões normais de uma vida normal, neste momento entrei em contato com o livro "Eu Sou Aquilo" de Sri Nisargadatta Maharaj e vi no Advaita Tantra a origem do conhecimento que aprendi no Zen Budismo e no Vedanta e então decidi dedicar-me inteiramente a esta filosofia.

 

Comecei a ministrar aulas de Yoga na cidade de Santos, onde dei minha primeira palestra quando eu tinha 21 anos, no Rádio City Café. Eu queria dar palestras desde os 16 mas por ser muito jovem ninguém queria me abrir uma porta ou dar oportunidade. Nesta cidade fundei o "Templo do Yoga", uma escola que existiu em 3 endereços em Santos e uma filial em Ilhabela.

No yoga até então, era um autodidata e tinha esgotado a literatura em português e em inglês sobre o assunto. Desde os 14 anos, antes de trabalhar com yoga, sempre trabalhei em diversos empregos simples que incluíam desde segurança, carregador de bagagem em rodoviária, servente de pedreiro, vendedor de seguros de porta em porta, vendedor de sabonete líquido ambulante, garçom do Habib's e similares e todo o dinheiro excedente do meu sustento (pois moro só desde os 16 anos) eu gastava com livros sobre yoga, meditação e filosofia (tanto ocidental quanto oriental). 

 

Quando eu esgotei a literatura sobre o assunto na Língua Portuguesa eu aprendi inglês sozinho numa época que não tinha internet tão disponível quanto hoje, através de livros de bibliotecas públicas, sebos de livros usados onde eu também comprava fitas K7 e CDs. Fiz isso para poder começar a investir em livros em inglês, pois na época o material sobre yoga Língua Portuguesa era bem escasso. Foi o que fiz e bem mais de mil livros apenas em inglês passaram na minha mão. Se não fosse meu costume de doar os livros após ler eu teria que ter alugado uma casa com um quarto a mais só para meus livros.

 

Quando eu comecei a dar aulas de yoga e tive condições de fazer um Curso de Formação na área eu não encontrei nenhum curso no Brasil que tivesse algo que não já não tivesse nos livros que eu tinha lido e percebi que o real conhecimento do Yoga ainda não tinha chegado aqui no Brasil. Eu queria mais.

 

Então vi a necessidade de ir para a Índia buscar algo que não achei nas escolas para turistas ocidentais da própria Índia e tive que ir buscar um conhecimento além no meio dos sadhus, os monges renunciantes. Então busquei a tradição mais antiga possível, a Natha Sampradaya, a tradição de onde surgiu o Yoga.

Copyright 2020 Rajnath, All Rights Reserved.