a vida como um monge

Eu, Rajnath, tive o primeiro contato com a filosofia do Advaita Tantra foi através do livro "Eu Sou Aquilo" do mestre Nisargadatta Maharaj, nesta época tentei em vão buscar no Brasil algum local que fornecesse algo além do que a literatura existente em inglês fornecia. Como não encontrei, então vi a necessidade de aos 26 anos ir para a Índia para aprender.

Considerado o mais profundo livro moderno de sabedoria oriental

O primeiro contato com a filosofia do Advaita Tantra foi através do livro "Eu Sou Aquilo" do mestre Nisargadatta Maharaj, nesta época tentei em vão buscar no Brasil algum local que fornecesse algo além do que a literatura existente em inglês fornecia. Como não encontrei, então vi a necessidade de aos 26 anos ir para a Índia para aprender.

Ashram da Natha Sampradaya em Jalore, Rajastão - Índia

Porém este ramo da tradição não possui o conhecimento do Hatha Yoga e então fui atrás deste conhecimento nos ramos ortodoxos da tradição.

Natha Sampradaya Ashram em Mundlana, Haryana - Índia

Desiludido com as "Escolas de Yoga para Turistas" da Índia, que apenas tem ensinamentos new age para hippies abobalhados, iniciei uma busca intensa pelo conhecimento entre os sadhus (monges renunciantes).

Naagan Wala Mandir Kahnuwan, Punjab

Encontrei o que buscava entre os monges renunciantes das tradições (sampradayas) tântricas indianas e iniciei meus estudos na Natha Sampradaya em um dos 12 ramos ortodoxos, tornando-me um sadhu, um monge renunciante.

Com nathas em Rishikesh

O principal Ashram-Base (sthana) de Rajnath foi em Jammu, na capital do estado de Kashemir, no bairro de Peer Ko. 

Ashram da Natha Sampradaya em Haryana - Índia

Outro ashram-base, foi convenientemente na capital da Índia, New Delhi, um templo chamado Peer Gomtinath Mandir construido no século 16 pelo grande Yogi Gomtinath, que é legendário em Delhi. Esse templo fica no bairro de New Mahavir Nagar, Street Nº 18 - WZ9, atrás da estação de metrô de Janaki Puri East.

No casamento de seguidores indianos

Na busca por conhecimento dentro desta tradição, percorri 16 estados da Índia aprendendo com muitos yogis e sadhus.

Num Ashram em Chandigarh

Então tive a grande oportunidade de ser aceito como discípulo direto de um dos 12 Reis dos Yogis (líderes desta tradição), Sua Santidade o 14th Sri Raja Peer Mangalnath Mahasiddha Bhartrihari Berag Panth Sira Math. 

Com o Guru, um dos 12 Reis dos Yogis

Sua Santidade o 14th Mahasiddha Sri Raja Peer Mangalnath Ji Maharaj é o cabeça de um dos 12 ramos da tradição, um ramo criado no século 5 D.C. pelo mais famoso rei que virou monge depois de Buda, o Rei Bhartrihari, de quem Mangalnath é o 14º sucessor direto.

Ashram do Deserto de Thar

Então o Ashram-Base mudou para o Bhucharnath Mandir nos limites do deserto de Thar no quente estado do Rajastão, na cidade de Thawnla logo após a feira de camelos entre o deserto e a cidade turística de Pushkar. 

Ki Gompa no Vale de Spiti

Daí pra frente alternei períodos de retiro entre o quente Deserto de Thar para aprender com meu Guru e o frio Spiti Valley no Alto Himalaya perto da vila de Kibber, a vila mais alta do mundo (não chega a ser uma cidade) a apenas 40km em linha reta da fronteira do Tibet, onde me hospedava com meus amigos monges budistas no lendário Ki Gompa (um antiquíssimo monastério muito famoso por treinar monges no conhecimento esotérico mais profundo).

Amizade com monges budistas

Em 2010 Rajnath recebe de seu Guru a Chira Diksha, a última iniciação natha onde se inserem brincos de argola no meio da cartilagem das orelhas (nesta tradição apenas os que passaram por este ritual podem ser Gurus e dar iniciação espiritual).

Meditando na Kashemira

E assim foi meu foco no aprendizado até que meu próprio mestre me outorgasse como um Guru.

Quem é o meu Guru?

Na Índia, a tradição tântrica mais antiga ainda em atividade é conhecido como Natha (Navnatha/Siddha) Sampradaya. 


Esta tradição tem 12 subdivisões e cada uma é dirigida por um líder máximo, um Mahasiddha conhecido entre os sadhus como "Os 12 Sira Math", entre os cidadãos indianos como "Os 12 Reis dos Yogis" e entre os acadêmicos ocidentais como "Os 12 Papas Tântricos". 


Sua Santidade o 14th Mahasiddha Sri Raja Peer Mangalnath Bhartrihari Berag Panth Sira Math é o mais idoso destes Reis.

Copyright 2020 Rajnath, All Rights Reserved.